Como Trabalhar Com Marketing Digital

Como Trabalhar Com Marketing Digital

Aprenda os principais pontos para começar a trabalhar com Marketing Digital, um guia criado passo a passo para você poder trabalhar da maneira certa!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

8 dicas para criar um calendário editorial para seu negócio digital

8 dicas para criar um calendário editorial para seu negócio digital
pin - 8 dicas para criar um calendário editorial para seu negócio digital

Quem trabalha com marketing digital e possui uma estrutura completa de negócio sabe o quanto dá trabalho planejar a distribuição dos conteúdos nas diversas mídias sociais.

Disciplina e organização são itens fundamentais para o bom funcionamento e, consequentemente, o sucesso do nosso negócio.

Sendo assim, quero te dar dicas simples, que têm funcionado para mim, no que se refere à criação e manutenção de um calendário editorial.

Mas você sabe o que é um calendário editorial?

O calendário editorial é um método utilizado para organizar toda a produção do seu marketing de conteúdo. Desde a redação até à publicação, todos os dados importantes deverão constar no seu calendário, para que a sua estratégia não sofra problemas com relação à frequência de postagens e não atinja seus resultados.

A partir da criação de um calendário editorial podemos estruturar e programar todos os conteúdos que serão publicados, definindo o dia e a hora da publicação tanto no blog, quanto em redes sociais. Você ainda pode definir em qual etapa do funil de vendas e para qual avatar cada conteúdo será direcionado.

INSTAGRAM 2 1024x576 - 8 dicas para criar um calendário editorial para seu negócio digital
Um exemplo para você iniciar

Com todo o seu conteúdo organizado, você terá o controle das ações que são necessárias para atingir suas metas, além de ter uma visão macro de suas estratégias passadas para ver o que funcionou ou não e definir quais as estratégias futuras. Sem contar que você conseguirá organizar melhor o seu tempo de acordo com a demanda e mensurar resultados de acordo com o seu planejamento. Ou seja, um calendário editorial é vida!

Então vamos às dicas para criar o seu:

1) Defina um objetivo

Seu objetivo deve estar definido em detalhes e deve conter metas claras e simples de entender. Por exemplo: quero fazer 500 vendas do produto X no ano de 2019. Ou seja, objetivo (vendas) de um produto (X), com quantidade definida (500) e prazo estabelecido (ano de 2019).

2) Defina as metas para atingir esse objetivo

Faça uma lista com todas as ações que você tem à disposição para alcançar seu objetivo: blog, Instagram, Facebook, canal do YouTube, Pinterest, etc.

3) Defina qual ferramenta vai te auxiliar nesse processo

Existem vários no mercado, mas eu indico o que eu conheço, uso e me atende com perfeição. E essa ferramenta é o Trello! Aliás, caso você queira saber mais sobre essa ferramenta, eu tenho um post muito bacana no Instagram contando tudo sobre ele. Dá uma passadinha por lá!

É imprescindível que você mantenha todas as informações num mesmo lugar para ver uma visão geral do que está acontecendo, por isso o uso de uma ferramenta para auxiliar.

4) Defina a frequência de publicação dos conteúdos

Pense bem e analise os dados de suas redes sociais para estipular esse cálculo, pois uma vez definido você deve ter disciplina para cumpri-lo fielmente. Exemplo:

– Blog: 4 artigos por mês;

– Instagram: 3 posts por dia;

– Fanpage / Perfil Facebook: 3 posts por semana;

– YouTube: 1 vídeo por semana;

– Pinterest: 5 PINS por semana.

Lembrando que essa é apenas uma sugestão para te dar alguma noção, mas o ideal é você definir essas quantidades de acordo com as métricas das suas redes sociais.

5) Defina uma rotina

Com o calendário montado e organizado você precisa criar uma rotina para conseguir cumpri-lo conforme o proposto. O ideal é que no domingo você revise o que foi concluído na semana anterior e faça uma análise da programação para a semana presente. Revise frequentemente.

6) Comece a produzir

Como você já vem trabalhando com isso, porém de forma menos organizada, já deve saber o tempo que você precisa para produzir e publicar cada uma das ações contidas no seu calendário.

Ou seja, talvez você precise de uma hora para criar um artigo para o seu blog e em torno de 20 minutos para um post no Instagram. Programe, através desses períodos de tempo, qual a quantidade de cada ação você consegue fazer por dia.

7) Utilize o calendário como um guia

É muito importante fazer essa programação, pois te dará tranquilidade de não faltar conteúdo para publicar em suas mídias.

Mas, nós sabemos que muitas vezes surge um assunto de última hora, um lançamento, uma novidade no mercado ou mesmo no seu nicho de atuação. Se você estiver com tudo organizado, terá facilidade de inserir novas informações no calendário.

Além disso, como já referi acima, é bem importante revisar sempre a programação a fim de verificar eventuais conteúdos em duplicidade, falhas em datas de publicação, etc.

É preciso estar antenado para se adequar ao que acontece na mídia e no mundo.

calendar 925109 1280 - 8 dicas para criar um calendário editorial para seu negócio digital

8) Analise

Talvez a parte mais importante desse processo é a métrica, saber analisar o resultado de suas ações. Sempre que uma ação for lançada, analise o que deu certo ou errado durante o planejamento, execução, e, principalmente, os resultados obtidos após a publicação.

Veja quantos acessos você teve, quantos leads foram gerados, quantas vendas foram realizadas. Use e abuse dos relatórios do Google Analytics, Google Adwords e das redes sociais para conhecer seus números e usá-los a seu favor.

Espero ter contribuído para você tomar a decisão que vai ajudar a você colocar ordem no seu negócio on-line. Me conta o que achou sobre o assunto aqui nos comentários.

Beijos e até o próximo artigo!

Tags:

Como Trabalhar Com Marketing Digital

Como Trabalhar Com Marketing Digital

Aprenda os principais pontos para começar a trabalhar com Marketing Digital, guia criado passo a passo.

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *